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quinta-feira, 23 de junho de 2011

Análise do Módulo Aquisição.

O módulo "Aquisição" do Software ABCDBrasil é dividido em 4 partes, sendo elas: Sugestões, Pedido de Compras, Base de Dados e Administração.
Englobas as formas de aquisição de Compra, Permuta e Doação. Apresenta boa parte dos aplicativos disponível na versão planilha, permite a realização do descarte de forma simples e apresenta campos de controle de fornecedores.

Detalhamento das áreas do módulo de Aquisição:
Na parte de Sugestões existem as áreas de: Visão Geral, Consulta ao Mercado, Nova Sugestão, Decisão e Aprovação/Rejeição.
Na parte de Ordem de Compra existem as áreas de: Criar Pedido, Geração de Pedido (das sugestões aprovadas), Pedidos Pendentes e Recebimento.
Na parte de Bases de Dados existem as áreas de: Sugestões, Fornecedores, Ordem de Compra e Exemplares.
Na parte de Administração existe uma única área que é para: Reiniciar o Número de Controle (Sugestões).

Área de Sugestões:
Para adicionar sugestões de livros a ser comprados campos básicos como: Nº da sugestão, Status, Tipo de Aquisição, possibilidade de escolha da Base de Dados "Biblio" ou "Marc", Tipo de Objeto, Autor Pessoa, Autor Instituição, Título, Volume e Editora.
Há também campos complementares de:
Série, com os subcampos: Título, Volume e Número.
Outros dados, com os subcampos: ISSN, ISBN, Editor, Cidade, País e Edição. Nota de que o campo 'Editor' não se refere a Editora e sim a pessoa que realizou a editoração.
Recomendado por: Nome/Departamento, Data, DataISO (de preenchimento automático após inserção da data) e Nº de Cópias solicitadas.
Na área de sugestões o fato do campo Tipo de Aquisição ser livre apresenta a vantagem de se inserir múltiplos tipos de materiais, mas ao mesmo tempo pode se tornar uma desvantagem considerando que deixa margem para a possibilidade de duplicação dos formatos devido a grafias distintas.

Na área de 'Visão Geral' das Sugestões a página de visualização das pendências apresenta erro, pois não apresenta as obras pendentes, para os demais status a visualização das obras funcionou normalmente.

Na área de 'Consulta ao Mercado' há possibilidade de escolha entre 4 tipos de ordenação, o que achei bom,
sendo eles por: Título, Sugerido por, Data da operação e Operador.

Área de Pedido de Compras:
No caso de aquisição por compra além dos dados básicos como Nº da Ordem, Data e Fornecedor; apresenta áreas complementares como a de 'Reclamações' e 'Itens Recebidos'. Na página de aquisição por permuta além das áreas básicas supracitadas contém campos como Instituição e Condições do Material. ara inserir material doado os campos são basicamente os mesmo do de permuta, alterando a instituição pelo Doador.
A área de Geração de Pedidos apresenta também as quatro formas de layout que a de 'Consulta ao Mercado'.
A visualização de pedidos pendentes e traz entre os campos de visualização a ordem, fornecedor, referência do objeto, data, preço e quantidade.

Área de Base de Dados:
Possuí campos de Sugestões e Exemplares, trás na forma de listagem as obras registradas em cada área.
No campo de Fornecedores, além da relação dos já existentes existe um ícone para adicionar novos fornecedores e para alteração dos já existentes.
A tipologia de fornecedores é dividida em Comercial e Permuta, ao que o sistema lhes confere a classificação C e X respectivamente.
Na página inicial já encontra-se a indicação do número de cada fornecedor em relação ao total.
Existe também um ícone para visualização dos registros apagados.
No campo de Pedido de Compras além da listagem e possibilidade de remoção, nesta área também existe um ícone que permite e alteração dos dados.

Área de Administração:
A única função existente nesta área é a reiniciar o número de controles (sugestões).

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