Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Opinião acerca dos softwares Aleph e Sophia

Em princípio a visita da representante do software Sophia, e dos representantes do grupo Ex Libris nos proporcionou uma comparação entre os dois softwares que são líderes no mercado nacional, e concorrentes.

Comparando os benifícios e algumas desvantagens entre os dois softwares, o software Sophia atende centenas de instituições, dentre elas: UNICAMP, ITA e UFPR. Apresenta os seus serviços para as unidades de informação que desejam utilizar uma solução automatizada para gerenciar seus serviços, como por exemplo: catalogação, classificação, empréstimo, reservas, pesquisas em bases de dados e outros serviços disponibilizados por unidades de informação para o usuário.

O grupo Ex Libris, dedicado exclusivamente a fornecer soluções completas e integradas para o gerenciamento dos materiais e processos de bibliotecas foi apresentado como um sistema completo e eficaz para a produção de ferramentas flexíveis, facéis de usar, adaptáveis aplicadas a Bibliotecas.

Com relação ao custo benifício o software Sophia por ser nacional apresenta-se como excelente solução para informatização de centros de informação e documentação, pois consegue forncener licenças e suporte a um custo acessível. O grupo Ex Libris por ser um pioneiro mundial em soluções de gerenciamento de bilbiotecas pode ter seus serviços encarecidos, tendo em vista que o grupo é israelense.

A flexibilidade do software Sophia para a inclusão de novas obras na coleção é nula, pois no momento da catalogação de um novo exemplar o software gera um código que informa que existe um outro exemplar na base de dados. Já o Aleph permite a inclusão de um novo exemplar, apenas alterando o número de exemplares da obra e o sistema gera o número de tombo de forma automática para esta nova obra.

Ambos os softwares atendem as necessidades de seus clientes de forma ampla e eficaz, pois os recursos eletrônicos oferecidos aos usuários das unidades de informação, podem ser acessados a qualquer momento em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário