Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

Catalogando Materiais - Parte 1.

Realizei minhas primeiras catalogações para testar o software, foram 2 livros e 1 vídeo.
Como é possível escolher o formato de catalogação, optei pelo Marc 21.


Algumas coisinhas que me deixaram um pouco perdida/confusa/o.0/OMG:


Quando se escolhe a opção 'material textual' no tipo de material não há a opção livro (há monografia e outros mas livro não ¬¬' )


Não encontrei opção para vídeo/filme (apesar de ter gravação de áudio musical e não musical e outros) então fiz o registro como material projetável =s (escolha tensa)


Hoje iria catalogar mais alguns objetos, mas nosso servidor está fora do ar e isto significa que: Terei uma sábado livre.... uhuuuu


Bibliobeijos ^.~





sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tipos de material que o software atende:

Material projetável
Gráfico não projetável bidimensional
Kit (dois ou mais tipos)
Objetos tridimensionais
Material misto
Material textual
Material textual manuscrito
Arquivo de computador
Material cartográfico
Material cartográfico manuscrito
Música impressa
Música manuscrita
Gravação de som não musical
Gravação de som musical

Imagem da página inicial do módulo de Aquisição.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Análise do Módulo Aquisição.

O módulo "Aquisição" do Software ABCDBrasil é dividido em 4 partes, sendo elas: Sugestões, Pedido de Compras, Base de Dados e Administração.
Englobas as formas de aquisição de Compra, Permuta e Doação. Apresenta boa parte dos aplicativos disponível na versão planilha, permite a realização do descarte de forma simples e apresenta campos de controle de fornecedores.

Detalhamento das áreas do módulo de Aquisição:
Na parte de Sugestões existem as áreas de: Visão Geral, Consulta ao Mercado, Nova Sugestão, Decisão e Aprovação/Rejeição.
Na parte de Ordem de Compra existem as áreas de: Criar Pedido, Geração de Pedido (das sugestões aprovadas), Pedidos Pendentes e Recebimento.
Na parte de Bases de Dados existem as áreas de: Sugestões, Fornecedores, Ordem de Compra e Exemplares.
Na parte de Administração existe uma única área que é para: Reiniciar o Número de Controle (Sugestões).

Área de Sugestões:
Para adicionar sugestões de livros a ser comprados campos básicos como: Nº da sugestão, Status, Tipo de Aquisição, possibilidade de escolha da Base de Dados "Biblio" ou "Marc", Tipo de Objeto, Autor Pessoa, Autor Instituição, Título, Volume e Editora.
Há também campos complementares de:
Série, com os subcampos: Título, Volume e Número.
Outros dados, com os subcampos: ISSN, ISBN, Editor, Cidade, País e Edição. Nota de que o campo 'Editor' não se refere a Editora e sim a pessoa que realizou a editoração.
Recomendado por: Nome/Departamento, Data, DataISO (de preenchimento automático após inserção da data) e Nº de Cópias solicitadas.
Na área de sugestões o fato do campo Tipo de Aquisição ser livre apresenta a vantagem de se inserir múltiplos tipos de materiais, mas ao mesmo tempo pode se tornar uma desvantagem considerando que deixa margem para a possibilidade de duplicação dos formatos devido a grafias distintas.

Na área de 'Visão Geral' das Sugestões a página de visualização das pendências apresenta erro, pois não apresenta as obras pendentes, para os demais status a visualização das obras funcionou normalmente.

Na área de 'Consulta ao Mercado' há possibilidade de escolha entre 4 tipos de ordenação, o que achei bom,
sendo eles por: Título, Sugerido por, Data da operação e Operador.

Área de Pedido de Compras:
No caso de aquisição por compra além dos dados básicos como Nº da Ordem, Data e Fornecedor; apresenta áreas complementares como a de 'Reclamações' e 'Itens Recebidos'. Na página de aquisição por permuta além das áreas básicas supracitadas contém campos como Instituição e Condições do Material. ara inserir material doado os campos são basicamente os mesmo do de permuta, alterando a instituição pelo Doador.
A área de Geração de Pedidos apresenta também as quatro formas de layout que a de 'Consulta ao Mercado'.
A visualização de pedidos pendentes e traz entre os campos de visualização a ordem, fornecedor, referência do objeto, data, preço e quantidade.

Área de Base de Dados:
Possuí campos de Sugestões e Exemplares, trás na forma de listagem as obras registradas em cada área.
No campo de Fornecedores, além da relação dos já existentes existe um ícone para adicionar novos fornecedores e para alteração dos já existentes.
A tipologia de fornecedores é dividida em Comercial e Permuta, ao que o sistema lhes confere a classificação C e X respectivamente.
Na página inicial já encontra-se a indicação do número de cada fornecedor em relação ao total.
Existe também um ícone para visualização dos registros apagados.
No campo de Pedido de Compras além da listagem e possibilidade de remoção, nesta área também existe um ícone que permite e alteração dos dados.

Área de Administração:
A única função existente nesta área é a reiniciar o número de controles (sugestões).

Perfis,Tipo de Acesso e Bloqueios.

Analisamos o software nos quesitos bloqueios e permissões, criação e edição de perfis. No software ABCD Brasil a criação de perfis e tipos de acesso são customizáveis
Os tipos de perfis existentes no software são: Administrados da base de dados, Administrador de Sistema,  Operador e Usuário.
Na utilização da versão demo, deve-se inicialmente escolher uma base de dados, se a base de dados escolhida estiver bloqueada nenhum operador conseguirá acessá-la até que o administrador de base de dados faça o desbloqueio.
No módulo de permissões é possível 'permitir' ou 'bloquear' funções para os operadores nos módulos catalogação, circulação e aquisição.
Abaixo segue uma relação com as funções que podem ser permitidas ou bloqueadas em cada módulo:

Cataloção:
Todos
Criar bases de dados
Criar registros
Editar registros
Excluir registros
Recuperar registros
Capturar de registros de outras bases de dados
Criar/editar os valores default
Catalogação através de Z39.50

Adicionar a loanobjects (base para empréstimos)
Imprimir registros
Salvar expressões de pesquisa
Criar/editar/salvar formatos de exibição
Criar/editar/salvar chaves de ordenação
Importação/Exportação
Modificar as definições da base de dados
Utilitários de bases de dados
Mudanças globais
Configurar o cliente Z39.50
Gerar Estatísticas
Configurar estatísticas
Adnministração de usuários
Apagar último número de registro
Apagar último número de controle
Traduzir mensagens e páginas de ajuda
Editar páginas de ajuda de campos da base de dados
Criar/editar páginas de ajuda
Explorar diretório de bases de dados

Circulação:
Todos
Configuração de Circulação
empréstimo
Devolução
Renovação
Suspensão
Excluir multas
Excluir suspensões
Administração de bases de dados

Aquisição:
Todos
Criar sugestões
Aprovação/Rejeição de sugestões
Processo de licitação
Decisão de aquisição
Criar ordem de compra
Gerar ordem de compra
Recebimento de itens adquiridos
Administração de bases de aquisição
Reiniciar número de controle de sugestões
Relatórios de aquisições

Instalação do Software ABCD Brasil

Este blog foi criado para registrar os testes e avaliação realizados com o software ABCD Brasil. Este blog não tem como finalidade a promoção do software, seu propósito básico é informar os acontecimentos e opiniões de nosso grupo acerca do mesmo, sendo assim, nada mais justo do que relatar também alguns problemas que tivemos.
Quanto a instalação do software, optamos inicialmente por realizá-la em um servidor web Linux. Algumas dificuldades iniciais foram encontradas e os vários manuais com indicações diversas contribuiriam para que a conclusão da instalação fosse um pouco complicada.
Após a instalação houve certa dificuldade em logar. Achamos a página correta e até então tudo bem.
Contudo, por motivos que não cabem aqui relatar, houve a necessidade de realizar alterações no servidor e com isso não conseguimos mais utilizar o software.
Sendo assim, optamos por utilizar a versão Demo, e será sobre está que realizaremos, a partir de agora nossas avaliações.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Módulos do ABCD

Com relação aos módulos básico e avançado, destaca-se as ações de empréstimos, estatísticas, criação de relatórios, campo para inserção de dados, criação de catálogos e sua disponibilização online, e esses com opções de busca avançada.

O que é DSI ?

O conceito de DSI, que significa em sua tradução: Disseminação Seletiva de Informação, surgiu por volta da década de 60. Trata-se de um serviço personalizado de criação de um perfil do usuário.
As principais características deste serviço é ser dinâmico, interativo e ter a possibilidade de ser alterado de acordo com as necessidades e interesses do usuário.
O DSI permite que o usuário crie um perfil de interesse como por exemplo por assuntos, autores, tipos de materiais/produtos, áreas do conhecimento, entre outras.
Através de um estudo prévio do usuário que possibilita o conhecimento do comportamento individual e do consumo de informações, oferece aos clientes  listas de publicações, de produtos e serviços relacionados ao que lhe interessa.
O conhecimento do que os usuários buscam e das informações que recuperam são essênciais para se desenvolver pesquisas, planejamento e gestão de serviços relacionados a disponibilização das  informações que visam alcançar a satisfação dos clientes; por este motivo o DSI é considerada uma ferramenta muito importante.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Opinião acerca dos softwares Aleph e Sophia

Em princípio a visita da representante do software Sophia, e dos representantes do grupo Ex Libris nos proporcionou uma comparação entre os dois softwares que são líderes no mercado nacional, e concorrentes.

Comparando os benifícios e algumas desvantagens entre os dois softwares, o software Sophia atende centenas de instituições, dentre elas: UNICAMP, ITA e UFPR. Apresenta os seus serviços para as unidades de informação que desejam utilizar uma solução automatizada para gerenciar seus serviços, como por exemplo: catalogação, classificação, empréstimo, reservas, pesquisas em bases de dados e outros serviços disponibilizados por unidades de informação para o usuário.

O grupo Ex Libris, dedicado exclusivamente a fornecer soluções completas e integradas para o gerenciamento dos materiais e processos de bibliotecas foi apresentado como um sistema completo e eficaz para a produção de ferramentas flexíveis, facéis de usar, adaptáveis aplicadas a Bibliotecas.

Com relação ao custo benifício o software Sophia por ser nacional apresenta-se como excelente solução para informatização de centros de informação e documentação, pois consegue forncener licenças e suporte a um custo acessível. O grupo Ex Libris por ser um pioneiro mundial em soluções de gerenciamento de bilbiotecas pode ter seus serviços encarecidos, tendo em vista que o grupo é israelense.

A flexibilidade do software Sophia para a inclusão de novas obras na coleção é nula, pois no momento da catalogação de um novo exemplar o software gera um código que informa que existe um outro exemplar na base de dados. Já o Aleph permite a inclusão de um novo exemplar, apenas alterando o número de exemplares da obra e o sistema gera o número de tombo de forma automática para esta nova obra.

Ambos os softwares atendem as necessidades de seus clientes de forma ampla e eficaz, pois os recursos eletrônicos oferecidos aos usuários das unidades de informação, podem ser acessados a qualquer momento em qualquer lugar.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ABCD Brasil - Sobre Composição e Plataforma

O ABCDBrasil não é apenas um software, é uma suíte composta pelos módulos de: Empréstimo, Módulo de Aquisição, Catalogação e Controle de periódicos

É multiplataforma: Windows e Linux tanto para o servidor quanto para o cliente.

Sobre a linguagem do Software e seu Banco de Dados:

O software ABCD tem sua tecnologia baseada totalmente na web, sua interface e funcionalidades, dentre as linguagens utilizadas para o desenvolvimento, destacam-se: ISIS, utilizando PHP, ISIS (-Script), JavaScript e com forte programação em AJAX, por isso, podemos considerar ser um software multi-plataforma e multi-lingua.
Seu banco de dados é o ISIS, banco este criado pela UNESCO e utilizado na BIREME.

Algumas informações sobre o Software escolhido:


O ABCD Brasil é um software Open Source, de aplicação WEB e multilíngüe de gestão de bibliotecas, que engloba os principais processos: aquisição, catalogação, empréstimo (Emp WEB) e administração de base de dados. É desenvolvido, promovido e coordenado pela BIREME, com o apoio da VLIR e de diversas instituições e países.
A BIREME (Biblioteca Regional de Medicina) é mais conhecido como Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), sediada no Brasil e orientado a cooperação técnica em informação científica em saúde e democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica.
O desenvolvimento do ABCD teve como impulso a escassez softwares para bibliotecas e arquivos, e o alto custo dos já existentes. O objetivo é obter uma ferramenta livre e completa em todos os aspectos necessários aos centros de informação.

Boas Vindas


Olá,

Sejam bem vindos ao nosso blog.
Ele foi criado para relatar e disponibilizar informações sobre a utilização do software ABCD Brasil (Automação de bibliotecas e centros de documentação). O objetivo e testá-lo e compartilhar as informações e conhecimentos sobre o mesmo com quem interessar.
O projeto é idealizado pelo Professor doutor Eduardo Santarem Segundo e será desenvolvido dentro da disciplina Automação e Informação do curso de Ciências da Informação e da Documentação da USP de Ribeirão Preto por mim, Adriana (Muh), e meus colegas Cido (Cidão), Marcos (Pernalonga) e Paula (Sol). Esta é uma parte de um projeto maior de testar e divulgar informações sobre vários softwares da área.

Sintam-se a vontade e espero que gostem.
Um beijo a todos, Muh ^.~

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Proposta de Software - ABC

Cidianos (as)

E na procura por um software de automação voltado para bibliotecas, encontrei um de iniciativa da BIRENE, o que me chamou muita atenção, pois sabemos o peso dessa instituição em nossa área.
O projeto ABCD - Automação de Bibliotecas e Centros de Documentação, consta com um sofwtares livre voltado para bibliotecas e arquivos.
Acredito que seria interessante para nós (do grupo) colher informações sobre o mesmo e adicioná-los em nossa listagem como um possível software para trabalharmos na disciplina de Automação e Informação (CID - USP RP).
A espectativa quanto ao software ABCDBrasil é de que ele atenda é de que ele atenda a bibliotecas de pequeno, médio e grande porte; que também seja aplicável a arquivos e outros centros de informação.


Seguem os links:
http://abcdisis.wordpress.com/
http://abcdbrasil.org/

Um beijo  ^.~ 
Muh.